terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BENTO MASSAHIKO KOIKE



Continuando a escrever sobre brasileiros que fogem a regra e são excepcionais, um deles é Miguel Nicolelis e o outro, o discretíssimo BENTO MASSAHIKO KOIKE, engenheiro do ITA e desenhista amador. Poucos brasileiros sabem da sua existência e sua empresa, ele quase não negocia no Brasil, talvez agora esteja saindo do anonimato porque sua empresa, a TECSIS fechou contrato no exterior da ordem de bilhões de dólares.
Mas o que faz este magnífico nissei que nos honra tanto? Na sua sutileza, fabrica pás de ventiladores industriais e pás para gerar energia elétrica de origem eólica. Só que as pás que fabrica tem muitos metros e toneladas de peso e precisão de menos de um milímetro e com proteção para relâmpagos e faz a pá no tamanho que o cliente quiser, com tecnologia espacial.
As pás são tão grandes que as ruas de Sorocaba foram alargadas para que as jamantas fossem levando as pás para o porto de Santos e a noite, para não atravancar as estradas.
A TECSIS produz anualmente 4mil pás que abastecem usinas eólicas em 10 países. Já é a segunda maior produtora independente de pás para energia eólica no mundo. Fechou contrato de fornecimento com a GE(a GE tem uma indústria no Brasil em Campinas/SP e em parceria com a TECSIS, em Sorocaba para atender a demanda de novos projetos) num valor estimado em 1 bilhão de dólares.
Atualmente espera investir mais no Brasil quando a PROINFA (Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia Elétrica administrado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) começar a fazer financiamentos em sistemas eólicos de energia pelo país.
O Brasil tem um potencial em energia eólica no Nordeste e no Sul, de grande porte, e tecnologia o país já tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário