sábado, 18 de fevereiro de 2012

MIGUEL NICOLELIS

Fundador e diretor científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (INNELS). Autor do livro MUITO ALÉM DO NOSSO EU, “a nova neurociência que une cérebro e máquina, e como ela pode mudar nossas vidas”.
Nicolelis fala dos avanços nas pesquisas em neurociência que estão revolucionando diversas áreas do entretenimento à medicina, como vestes robóticas que vão permitir a paraplégicos andar. O público leigo deveria ler seu livro para se informar das imensas perspectivas futuras, porque o livro está escrito em linguagem simples.
Usando a interface máquina-cérebro podemos aprender a controlar sozinhos os movimentos de objetos, com braços e pernas robóticos, localizados próximos ou longe deles, apenas com a atividade elétrica do cérebro. O mesmo princípio poderá ser usado para criar um corpo virtual, réplica de uma veste robótica para paralíticos. Num futuro próximo a interface cérebro-máquina acelerará a convergência de varias disciplinas, como ciência da computação, engenharia, robótica, matemática, biologia e filosofia.
A maior dificuldade hoje é extrair o maior numero possível de sinais e parâmetros da atividade cerebral.
E o futuro está chegando rápido, já existem aplicativos do iphone que usam a atividade elétrica do cérebro para selecionar ícones do telefone. A pessoa olha para o telefone e o cursor começa a se mexer de acordo com a sua ação cerebral. E a medicina será a primeira a se beneficiar com esses avanços.
Miguel Nicolelis já sonha em sentar numa praia do nordeste brasileiro e comandar e sentir um robô em Marte.
As possibilidades de avanços na medicina são inimagináveis. Cegos enxergarão surdos ouvirão paralíticos andarão e uma infinidade de atividades antes impossíveis serão exequíveis. Serão "milagres" da ciência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário