sábado, 14 de abril de 2012

MODERNIZAÇÃO DOS AVIÕES DA FAB

AMX será rebatizado como A-1M depois de modernizado.
Este caça foi produzido inicialmente de um acordo binacional Brasil-Itália em 1981 concebido como bombardeio de precisão. Os AMX pertencentes a Itália mostravam seu valor na guerra do Kosovo, em 1999, onde cumpriram 252 missões de combate na Sérvia sem nenhuma perda.
A 1ª mulher do Brasil a comandar um jato de combate foi a Tenente Carla Alexandre Borges e foi num AMX.
O preço de modernização é de 02 bilhões de reais e vai aumentar a vida desses jatos até 2032.
 A modernização não é vista por fora, mas por dentro e torna o jato n ovo de 4ª geração. O AMX voa a 900 km por hora em uma altitude de apenas 100m, além de uma precisão fenomenal, acerta tudo que mira. Tem radar sofisticado, um computador de missão de combate e pode transportar ate 3,8 ton de armas.
O piloto terá um capacete onde serão projetados todos os dados pertinentes à operação de voo com recursos de visão noturna e o seu manche comanda todo o avião. Ele é compacto e manobrável, de asas curtas, mede 13,5m de comprimento e envergadura de 8,87m, pesando 13ton. É um senhor caça, apesar de subsônico, mas com a conexão com os R99 se torna uma arma muito sofisticada.
A modernização dos aviões de caça segue os programas ALX e AMX-T, inclusive para os F5 formando enlace de dados de interoperacionalidade.
Todos os caças modernizados tem esse enlace de dados entre si e com os R99A/B. este enlace é um grande instrumento de comunicação entre as aeronaves e o comando da aeronáutica em terra e poucos países o possuem.
A FAB possui os seguintes caças: 99 unidades ALX (Super-Tucano), 57 unidades F5, 52 unidades AM-1, 10 unidades F2000C(Mirage), 2 unidades F2000B(Mirage) e 109 unidades T27(caça para treinamento). Além disso, a FAB conta com a eficiência dos sargentos especialistas que fazem a diferença para as outras forças aéreas e eles sabem disso, portanto a FAB apesar de não ter ainda caças de 5ª geração é uma força aérea de respeito. No próximo post, escreverei sobre os R99 construídos na plataforma do EMB 145.

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