domingo, 4 de dezembro de 2011

SUBMARINO NUCLEAR – O AVANÇO TECNOLÓGICO INDUSTRIAL

LABGENE: Laboratório de geração núcleo elétrica
Para a operação de um submarino nuclear a Marinha está construindo no Centro Instrumental ARAMAR o laboratório de geração núcleo elétrica que será utilizado para validar as condições do Projeto e ensaiar todas as condições de operação possíveis para uma planta de propulsão nuclear. Será composta de 11 prédios principais entre eles o prédio do reator e o prédio das turbinas.
O modelo do reator do tipo PWR constituído por 3 circuitos( primário, secundário e de refrigeração).
No circuito primário a água é aquecida pela energia gerada pela reação de fissão nuclear e está submetida a alta pressão (para que á agua não ferva) em seguida esta agua passa por uma tubulação trocando o calor e vaporizando a agua do circuito secundário no gerador de Vapor, sem que haja contato físico entre os dois circuitos. O vapor gerado aciona uma turbina, que alimenta os geradores do sistema elétrico de propulsão e do sistema elétrico de serviço do submarino.

(Throttle=acelerador)


Sistema complexo e caro, mas que dará ao país independência tecnológica e respeito internacional.

2 comentários:

  1. O submarino hoje somente e uma realidade pelo fato de o avanço tecnologico nuclear estar avançado, como disseram ele usa combustivel a 20% enriquecido.. para quem quizer saber do avanço da tecnologia nuclear assintam o video http://www.youtube.com/watch?v=r4mRpBpAzFk muiito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janu, obrigado pelo seu post. Já visitei a fábrica de Rezende/RJ enquanto trabalhava na Embratel, na comemoração do dia do operário. Cheguei a ver a mecânica ultra-fina usada pelos nossos técnicos e sempre acompanhei o desenvolvimento nacional e internacional da nossa tecnologia. É meu sonho descobrir um meio de divulgar mais ciência e mais tecnologia para o nosso país. Por isso criei este blog. Gostaria que o amigo me ajudasse nessa tarefa. Aquele abraço!!

      Excluir